A anemia ocorre quando o número de hemácias (glóbulos vermelhos) e a quantidade de hemoglobina, no corpo humano, diminuem para níveis mais baixos do que o normal. As hemácias e hemoglobinas são responsáveis por transportar o oxigênio que está nos pulmões para o restante do corpo e quando estes níveis diminuem, alguns tecidos e órgãos acabam sendo prejudicados, pela falta adequada deste oxigênio. Isto resulta na carência de um ou mais nutrientes essenciais para o corpo humano.
Pode ser considerada branda, moderada ou grave, dependendo do grau de diminuição da contagem de hemácias e dos níveis de hemoglobina, e pode afetar homens e mulheres de qualquer idade e etnia, porém algumas pessoas estão mais propensas a ter anemia, devido seu estado clínico atual ou com base no histórico familiar.
Abaixo os tipos de anemias e suas causas:
- Deficiência de ferro: perda de sangue, dieta com pouco ou sem ferro, má absorção do ferro;
- Perniciosa e Deficiência de vitaminas B: Dieta com pouca ingestão de vitaminas do complexo B ou má absorção do corpo;
- Aplástica: Tratamento de câncer, exposição a venenos, infecções virais e/ou distúrbios autoimunes;
- Hemolíticas: Hereditário compreendendo anemia falciforme e talassemias. Bem como, reações transfusionais, doenças autoimunes e alguns medicamentos (penicilina);
- Das doenças crônicas: Doenças renas, diabetes, tuberculose, HIV.
Podemos classificar as anemias de duas formas, as crônicas, sendo estas desenvolvidas de forma lenta durante o tratamento de algumas doenças crônicas, que devido aos sintomas já existente, acabam passando despercebidas, tendo um possível diagnosticado tardio, bem como seu tratamento.
Já em casos agudos, os sintomas aparecem mais rápidos e são mais comuns em anemias onde há grande carência de hemácias, facilitando assim seus diagnostico e tratamento.
Sinais e Sintomas Comuns
- Sensação geral de cansaço ou fraqueza;
- Falta de energia;
- Insensibilidade ou formigamento que começa nas mãos e nos pés;
- Pele pálida ou amarelada;
- Falta de apetite.
Outros sintomas mais raros e graves podem ocorrer também:
- Sangramento prolongado;
- Sangramentos nasais frequentes;
- Sangramento gengival;
- Equimoses espontâneas.
Tratamento
O tratamento recomendado irá variar de acordo com o diagnostico da anemia, devido suas variantes e causas, cada anemia é tratada de uma forma e cabe ao seu especialista o diagnostico dela, bem como o tratamento mais indicado. Porém, os casos mais comuns são tratados com os medicamentos e com uma dieta recomendada para ajudar na reposição dos nutrientes.
Prevenção
Devido suas diversas causas, uma das formas de prevenção da anemia é uma alimentação balanceada, rica em ferro, ácido fólico, vitaminas B12 e C, sendo essencial para manter bom funcionamento do corpo e garantindo assim a produção da hemoglobina.
Recomendam-se também exames periódicos para saber como está a saúde do seu corpo, bem como o controle e analise dos níveis das hemácias e hemoglobinas.